Categorias
Bancos

Qual a importância e vantagens do Mobile Banking?

Quais as verdadeiras vantagens do mobile banking? Vamos ver primeiro as estatíscas. Até o final de 2018, mais de US$ 5,1 bilhões de pessoas estavam conectadas a serviços móveis, de acordo com o relatório “Mobile Economy 2018” publicado pela Groupe Speciale Mobile Association (GSMA).

O relatório sugere ainda que esses números devem chegar a US$ 5,9 bilhões de pessoas com utilizando serviços mobile até 2025.

Qual a importância e vantagens do Mobile Banking

Portanto, não é surpresa que a economia financeira móvel tenha testemunhado um aumento constante nos últimos anos e deverá continuar a crescer.

Afinal, você já pode concluir que a maioria das transações hoje em dia são feita direta no celular – desde pedir uma pizza até reservar passagens aéreas e muito mais.

Consulte outras informações:

Hoje, os consumidores esperam o mesmo nível de conveniência de todos os provedores de serviços, e a maioria dos provedores de serviços financeiros e não financeiros desenvolveram aplicativos que permitem atender às suas necessidades básicas com apenas alguns cliques nos seus dispositivos móveis.

Antes de aproveitar as vantagens do internet bancking ou dos aplicativos de mobile banking, vamos primeiro entender: o que é mobile banking?

Qual é a utilidade do mobile banking?

Hoje, bancos e instituições financeiras podem oferecer um conjunto de produtos e serviços através do uso coletivo dos vários meios digitais mencionados nesse artigo.

O mobile banking facilita os clientes a alavancar serviços além de transações financeiras básicas, como envio, recebimento e transferência de dinheiro.

Agora você pode fazer todos os tipos de investimentos financeiros, desde depósitos a prazo até fundos mútuos, ações e planos de seguro de todos os tipos e compra online.

Você pode fazer pedidos de empréstimos pessoais, financiamentos, pagar dívidas, consultar faturas do cartão de crédito e pagar contas de supermercados e serviços públicos.

— Você pode até configurar instruções permanentes para vários pagamentos automáticos e investimentos.

Muitos bancos também têm vínculos com sites de comércio eletrônico e provedores de serviços que oferecem descontos e reembolso no uso.

Esteja você tentando comprar roupas novas, assistir a um filme ou reservar passagens aéreas, quase todas as transações financeiras podem ser roteadas diretamente pelo banco móvel.

Como o mobile banking funciona?

O serviço de mobile banking funciona em várias plataformas, com o uso mais básico da tecnologia para o mobile banking sendo o serviço SMS e o envio de email direto.

Os clientes podem enviar uma solicitação por meio de um código de texto predefinido para um número especificado por um banco, e o banco responde de acordo.

Esse recurso funciona em todos os dispositivos móveis, independentemente da marca, modelo ou operadora de rede.

Isso é especialmente útil para pessoas que não possuem smartphones ou conectividade de dados.

Em seguida, você tem o recurso Resposta de voz interativa ou URA. Os bancos configuram um número de linha de apoio (geralmente SAC ou 0800 gratuito), que possui um menu de opções armazenado eletronicamente que pode ser acessado em um formato de conversão de texto em fala, pressionando o número no teclado do celular correspondente ao serviço.

No entanto, uma URA normalmente só pode ser usada para investigação ou assistência emergencial.

Com base em tecnologia sofisticada, você tem o WAP (Wireless Application Protocol) que é como um sistema bancário da Internet para navegadores da web móveis.

A vantagem de usar o banco móvel por meio de uma arquitetura WAP é que você pode usar todos os serviços sem baixar nenhum software proprietário.

Por fim, existe o aplicativo móvel autônomo, um canal altamente personalizável e seguro que permite realizar uma série de transações bancárias e financeiras complexas.

Então, quando você pergunta o que é mobile banking? Não é apenas um aplicativo bancário, mas uma série de serviços de texto, telefonia e baseados na Internet que se complementam.

Vantagens do mobile banking

Se você ainda confia nas formas tradicionais de operação bancária, aqui estão algumas razões importantes que ajudarão a esclarecer o que é o banco móvel e por que você deve considerar ingressar na revolução do banco digital móvel.

Conveniência do banco móvel

As agências bancárias aparecem nas ruas principais da maioria das cidades, mas a maioria dos clientes bancários dificilmente entra em uma dessas agências para gerenciar suas finanças.

A internet permite que você faça a maioria dos seus bancos em um computador ou laptop no conforto da sua casa. O mobile banking, no entanto, leva essa conveniência um passo adiante.

Agora você pode fazer login na sua conta a partir do telefone e acessá-la onde e – mais importante – sempre que precisar.

Um dos benefícios mais significativos do mobile banking é que ele é uma banco que nunca esta fechado.

Fácil acesso aos produtos e serviços

A facilidade de acesso é uma das maiores vantagens do banco móvel. Você pode realizar praticamente qualquer transação financeira no seu aplicativo de banco móvel, inclusive comprar dólares e moedas estrangeiras.

Portanto, se você está fora de casa e deseja fazer uma transferência internacional dinheiro de uma conta para outra em outro país, não precisa ir até uma agência ou esperar até chegar em sua casa.

  • Você pode até enviar dinheiro para o exterior através dos bancos.

Outro benefício do mobile internet banking é que o usuário tem acesso 24/7 às suas contas, o que permite consultar suas finanças, pois é possível monitorar seus gastos constantemente.

Segurança do aplicativo mobile

Conforme discutido em um de nossos posts anteriores, sobre segurança móvel, existem algumas maneiras inovadoras de proteger seu telefone.

Uma delas é a autenticação multifator (MFA), que envolve o login em uma conta usando duas ou mais credenciais – por exemplo:

O sistema usa algo que você conhece como senha; seguido por algo que você tem – como um token; ou algo que você é, que é sua identificação biométrica.

Graças ao MFA, os bancos podem vincular sua conta ao seu dispositivo móvel, para que sejam alertados quando alguém estiver tentando fazer login de uma dispositivo desconhecido.

A importância do mobile banking?

Hoje, o seu dispositivo móvel é literalmente o seu portal financeiro para o mundo dos negócios e vida pessoal também.

Os bancos estão desinvestindo de estruturas físicas e fazendo investimentos mais altos em tecnologia financeira para oferecer interfaces personalizadas, fornecer segurança aprimorada e introduzir um conjunto maior de serviços, em um esforço para melhorar a aderência do cliente.

Como as empresas, os bancos e as fintech estão reinventando novos usos práticos com ajuda da Inteligência Artificial no sistema bancário, os canais financeiros móveis podem fornecer no futuro muitos mais produtos, serviços e conveniência online, de forma inédita, transparente e segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *