Categorias
Remessa Dinheiro

O que é uma remessa online e como funciona?

O que é remessa para enviar dólares ou qualquer outra moeda estrangeira para o exterior e como funciona desde a pesquisa até a solicitação e conclusão do pedido?

Em 2019, um estudo conduzido pela Divisão de População do Departamento de Economia e Assuntos Sociais da ONU revelou que a população mundial de expatriados atingiu 272 milhões.

O que é uma remessa online e como funciona?

Na conclusão do estudo também é relatado que esperasse que o número de imigrantes cresça ainda mais nos próximos anos. Parece evidentemente que o mundo está ficando menor a cada minuto.

Todos sabemos que atualmente, muitas pessoas estão se mudando para outros países em busca de melhores salários, melhor padrão de vida, intercâmbios, estudos, crescimento na carreira ou outras razões pessoais.

Leia: 5 fatos relevantes ao realizar transferência internacional

Como o aumento da migração também ocorre um crescimento maior nas operações financeiras que envolvem transferência de moedas entre países, o que acaba também afetando ainda mais o funcionamento das economias locais, continentais e globais.

O que é remessa de dinheiro?

Embora a “remessa de dinheiro” ou “remessa de moeda estrangeira” possa parecer um fenômeno do século 21, você ficará surpreso ao saber que remonta à revolução industrial.

Muitos especialistas acreditam que foi durante a revolução industrial que agricultores e trabalhadores começaram a se mudar para cidades maiores em busca de emprego.

Eles costumavam enviar dinheiro para suas famílias em casa, para que pudessem atender às necessidades do dia-a-dia. Assim como na época, as remessas de dinheiro continuam ajudando pessoas e famílias de todo o mundo a cobrir despesas rotineiras.

Então, o que a remessa significa no cenário de hoje?

Quando uma pessoa que trabalha em um país estrangeiro transfere dinheiro para um ente querido em seu país de origem, isso se chama remessa ou remessa internacional.

Como funciona a remessa?

Agora que sabemos o que significa remessa de dinheiro, é hora de entender como ela funciona. A remessa é uma importante fonte de entrada de caixa para qualquer país.

A transferência de fundos beneficia principalmente os países em desenvolvimento. O processo é simples, em que os expatriados economizam uma parte de seus salários e os enviam para suas famílias que vivem em seu país de origem.

A remessa ocorre por meio de um canal legal:

  1. Via cheque por correio ou Vale Postal eletrônico dos Correios.
  2. Transferência eletrônica em instituições financeiras.
  3. Ordem de pagamento ou;
  4. Operador autorizado de transferência de dinheiro.

O remetente ou o expatriado transfere os fundos do país de residência atual para sua conta pessoal ou para a família no país de origem.

Os fundos são calculados e convertidos automaticamente de acordo com as taxas de câmbio vigentes e creditados na conta do recebedor na moeda do país de origem.

Quais são os tipos de remessa que existem?

A remessa pode ser um dos dois tipos a seguir:

  • Remessa externa: quando uma pessoa envia dinheiro para seu país de origem, o processo é chamado de remessa externa.
  • Remessa interna: O processo de recebimento desse dinheiro pela família do expatriado é chamado remessa interna.
  • Remessa internacional: uma das formas mais prática para quem está no exterior e precisa de dinheiro rápido para custos ou uma emergência.

Como a remessa ajuda a economia?

Agora que abordamos algumas questões sobre “o que é remessa“, é importante entender o impacto das remessas em uma nação. A remessa interna é uma grande parte da economia e do PIB de um país.

O dinheiro enviado para outros países feito por imigrantes ajuda suas famílias a cobrir suas despesas rotineiras, melhorando assim seu padrão de vida. Isso aumenta ainda mais seu poder de compra.

Quando as pessoas têm mais dinheiro, suas demandas também aumentam correspondentemente. Isso causa um efeito cascata. A demanda aumenta a oferta, o que, por sua vez, estimula o mercado, a economia – e, finalmente, o PIB do país.

O que significa remessa de dinheiro para o Brasil?

Se considerarmos o Brasil como exemplo, podemos ver que as remessas para o exterior desempenharam um papel fundamental em seu crescimento e desenvolvimento ao longo dos anos.

No ano fiscal de 1990-91, as remessas do exterior recebidas pelo Brasil foram de US$ 2,1 bilhões. As remessas do país cresceram desde então e foram registradas mais de US$ 70 bilhões no ano de 2017-18. De fato, o Brasil se posicionou como um dos principal receptores mundiais de remessas.

Especialistas acreditam que o motivo da crescente remessa de moeda estrangeira para o Brasil tenha sido o aumento da demanda por trabalhadores estrangeiros não qualificados em países como os EUA, Chile, Europa e outros.

Leia: Melhor forma de trocar dinheiro por euro viajando pela Europa

Quais são os benefícios da remessa de dinheiro?

Quais são os benefícios da remessa de dinheiro?

As remessas protegem os países contra contratempos financeiros.

Aqui está como:

1. A remessa tende a aumentar o poder de compra e o consumo de uma família. Isso resulta em acesso a melhores alimentos, educação, saúde, moradia e estilo de vida, entre outras coisas.

2. Beneficia diretamente os destinatários. Não há intermediários envolvidos no processo, o que reduz o escopo da corrupção. De fato, governos de todo o mundo introduziram várias contas isentas de impostos e outros incentivos para incentivar a remessa ao exterior por meio de canais legais.

3. Melhora a “renda per capita” de um país e o PIB.

4. A remessa interna é conhecida por fornecer alívio em tempos de calamidades naturais, como inundações, terremotos, tsunami, etc.

5. O benefício mais significativo é que o remetente tem conhecimento completo de como e onde seu dinheiro é gasto.

Na maioria dos casos, podemos atribuir o aumento e a diminuição das transferências de dinheiro à crise econômica no país. As tendências mostram que uma economia em dificuldades incentiva a força de trabalho de seu país a buscar melhores condições no exterior.

Outro fator que pode ser creditado ao aumento da remessa é o relaxamento das leis de migração antes rigorosas em alguns países.

Hoje, tornou-se mais fácil e mais acessível para as pessoas migrarem de uma parte do mundo para outra.

A cada ano, o volume global de remessas internacionais e seu valor enviado continuam aumentando.

À medida que a dinâmica do setor muda rapidamente, apenas o tempo dirá o que o futuro das remessas reserva para os expatriados, imigrantes, turistas e viajantes em todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *