Categorias
Câmbio

Como obter a melhor taxa de câmbio em qualquer país

Melhor taxa de câmbio! Muitos dizem que a morte e os impostos são as únicas coisas mais certas na vida, mas há mais uma com a qual uma pessoa pode sempre contar – as taxas de câmbio.

As taxas de câmbio que variam de minuto em minuto e irão variar entre a sua ida e volta quando você viajar para o exterior.

Felizmente, você sempre poderá: encontrar as melhores taxas de câmbio em corretoras, sites e plataformas online de remessa ou usando seu cartão de crédito ou débito em um caixa eletrônico quando chegar ao seu destino.

Como obter a melhor taxa de câmbio em qualquer país

Mas, mesmo assim, há algumas coisas a serem observadas.

Nem todos os cartões de crédito são iguais.

Todos os métodos de troca de dinheiro irão cobrar uma taxa de câmbio interbancária – ou seja, as taxas de câmbio que os bancos pagam quando compram e vendem moeda.

Com excessão do seu cartão de viajem, o seu cartão de débito ou cartão de crédito sempre o aproximará o mais próximo de algumas taxas ao trocar sua moeda por outra.

Por isso, se você viaja com muita frequência para o exterior, vale mais a pena fazer compras de moedas em espécie ou usar carteiras móveis digitais para garantir que você obtenha o melhor câmbio possível.

Vários fatores chave diferenciam um cartão de outro:

  • Taxas de transação estrangeira.
  • Taxas de caixa eletrônico fora da rede (ou os acordos inversos em rede com bancos internacionais).
  • Limites diários de transação ou retirada.
  • Taxas de conversão de moeda.

Leia: o que afeta o valor da taxa de câmbio e moedas estrangeiras?

Fatores a serem observados.

Embora o uso do cartão de crédito ou débito seja o método mais seguro de retirar moeda local, existem algumas armadilhas em potencial a serem observadas.

Você precisa informar seu banco ou administradora do cartão de crédito que vai viajar para o exterior. Se sua instituição financeira não souber que você está viajando, é quase certo que você sinalize suas transações como fraudulentas.

Existem taxas de transação internacional adicional? Muitos caixas eletrônicos locais avaliam suas próprias taxas, além de quaisquer taxas cobradas pela sua própria instituição bancária.

Vale a pena fazer uma pequena pesquisa estratégica ou verificar os guias locais para ver se existem caixas eletrônicos gratuitos.

Acesse os caixas eletrônicos afiliados a grandes bancos e, às vezes, os caixas eletrônicos nos supermercados locais são bons lugares para começar.

Qual é o limite diário de retirada no seu cartão ATM? Alguns bancos e instituições de crédito aumentarão seu limite, se você solicitar.

Outros podem impor um limite de retirada pelo cartão, e não pela conta. Portanto, se você compartilhar uma conta bancária com seu parceiro de viagem, poderá retirar-se até o limite diário.

O que são taxas de adiantamento em dinheiro? Dependendo dos limites do seu cartão de crédito, usá-lo para um adiantamento em dinheiro é uma maneira de contornar os limites de retirada do cartão de débito.

Mas a transação de adiantamento em dinheiro também pode significar taxas extras e uma taxa de juros muito mais alta.

Dica: você realmente precisa de todo esse dinheiro? É prudente ter algum dinheiro de verdade em mãos para emergências e pequenas transações, mas geralmente é possível deixar a maior parte do seu dinheiro no banco e pagar com seu cartão de crédito ou débito.

Se você tiver a opção de pagar em dólares americanos ou na moeda local de onde estiver, opte por pagar sempre na moeda local.

Caso contrário, o processador do cartão de crédito do comerciante cobrará uma taxa extra pela conversão.

Obter dólares ou moeda estrangeira antes de viajar.

Muitos especialistas em viagens recomendam esperar até você chegar ao país de destino antes de retirar qualquer dinheiro – isto pode ser um erro.

Mas se você é do tipo que gosta de aparecer com um pouco de dinheiro no bolso em caso de emergências, precisará fazer algumas aquisições comprando dólar hoje para obter a melhor taxa de câmbio.

Bancos privados e públicos, hotéis, corretoras de câmbio, cooperativas de crédito, clubes de viagens, empresas de remessa de dinheiro online e quiosques de aeroportos são todos os lugares onde você pode conseguir uma moeda estrangeira.

Verifique a taxa de câmbio interbancário (disponível em jornais financeiros, reportagens e mecanismos de pesquisa online) para comparar e ver quem oferece o melhor preço na compra de dólares e de moedas locais.

Dica: como regra geral, quanto mais conveniente for a opção, pior será a taxa de câmbio.

Isso significa que, a menos que seja uma emergência ou você realmente precise do dinheiro para sua tranquilidade, pule as transferências por Swift bancário e os quiosques de câmbio em aeroportos e shoppings, eles sem dúvidas são os caros.

Existem muitas opções, para saber mais sobre a taxa de câmbio do seu banco, ligue no atendimento 0800 e faça uma comparação para saber se vale a pena ou não.

Consulte mais informações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *