Categorias
Câmbio

Por que o preço do dólar e das moedas flutuam?

Por que as moedas flutuam? Hoje em dia, algumas taxas de câmbio estão subindo para máximos históricos, enquanto outros mergulham para recordes mínimos.

Por que o preço do dólar e das moedas flutuam?

As taxas de câmbio estão constantemente flutuando, mas o que exatamente faz com que o valor de uma moeda suba e desça? Simplificando, as moedas flutuam com base na oferta e demanda.

A maioria das moedas do mundo é comprada e vendida com base em taxas de câmbio flexíveis: veja aqui o (valor do dólar hoje). Isso significa que seus valores e preços flutuam com base na oferta e demanda no mercado de câmbio de minuto em minuto.

Uma alta demanda por uma moeda ou uma escassez em sua oferta causará um aumento no preço.

A oferta e a demanda de uma moeda estão ligadas a vários fatores entrelaçados, incluindo a política monetária do país, a taxa de inflação e as condições políticas e econômicas.

Política monetária.

Uma maneira de um país estimular sua economia é por meio de sua política monetária.

Muitos bancos centrais tentam controlar a demanda por moeda aumentando ou diminuindo a oferta de moeda e / ou as taxas de juros de referência.

“Com uma baixa taxa de juros, pessoas e empresas estão mais dispostas e aptas a emprestar dinheiro”

oferta monetária é a quantidade de uma moeda em circulação. À medida que a oferta monetária de um país aumenta e a moeda se torna mais disponível, o preço do empréstimo da moeda diminui.

taxa de juros é o preço pelo qual o dinheiro pode ser emprestado. Com uma baixa taxa de juros, pessoas e empresas estão mais dispostas e aptas a emprestar dinheiro.

À medida que gastam continuamente esse dinheiro emprestado, a economia cresce. No entanto, se houver muito dinheiro na economia e a oferta de bens e serviços não aumentar adequadamente, os preços poderão começar a aumentar.

Taxa de inflação.

Outra variável que influencia fortemente o valor de uma moeda é a taxa de inflação. A taxa de inflação é a taxa pela qual o preço geral dos bens e serviços está subindo.

Embora uma pequena quantidade de inflação indique uma economia saudável, um aumento excessivo pode causar instabilidade econômica, o que pode levar à depreciação da moeda.

A taxa de inflação e as taxas de juros de um país influenciam fortemente sua economia.

Se a taxa de inflação ficar muito alta, o banco central poderá neutralizar o problema aumentando a taxa de juros. Isso incentiva as pessoas a parar de gastar e economizar seu dinheiro.

Também estimula o investimento estrangeiro e aumenta a quantidade de capital que entra no mercado, o que leva a um aumento da demanda por moeda.

Portanto, um aumento na taxa de juros de um país leva a uma apreciação de sua moeda.

Da mesma forma, uma redução na taxa de juros causa depreciação da moeda.

Condições políticas e econômicas.

As condições econômicas e políticas de um país também podem fazer com que o valor de uma moeda flutue. Embora os investidores desfrutem de altas taxas de juros, eles também valorizam a previsibilidade de um investimento.

É por isso que as moedas de países politicamente estáveis ​​e economicamente sólidos geralmente têm maior demanda, o que, por sua vez, leva a taxas de câmbio mais altas.

Os mercados monitoram continuamente as atuais e esperadas condições econômicas futuras dos países.

Além de mudanças na oferta de moeda, taxas de juros e taxas de inflação, outros indicadores econômicos importantes incluem produto interno bruto, taxa de desemprego, início de habitação e balança comercial (o total de exportações de um país menos suas importações totais).

Se esses indicadores mostrarem uma economia forte e crescente, sua moeda tenderá a se valorizar à medida que a demanda aumentar.

Da mesma forma, fortes condições políticas afetam positivamente os valores das moedas.

Se um país está em meio a distúrbios políticos ou tensões globais, a moeda se torna menos atraente e a demanda cai.

Por outro lado, se um mercado vê a introdução de um novo governo que sugere estabilidade ou forte crescimento econômico futuro, uma moeda pode se valorizar à medida que as pessoas a compram com base nas boas notícias.

Conclusão.

Não existe um indicador único que explique exatamente por que uma moeda flutuou ou prevê com certeza o que seu preço fará.

Em vez disso, muitos fatores relacionados à demanda e oferta afetam os valores da moeda.

O que foi mostrado é que mais conhecimento e entendimento das condições de mercado e suas implicações para flutuações cambiais levam a previsões mais precisas.

Se você quer vender ou comprar dólar e saber quais as melhores taxas de câmbio acesse o site: www.comprardolar.com.br.