Categorias
Dicas de Viagem

Melhor maneira de trocar dinheiro por euro enquanto viaja pela Europa

Manter um punhado de dólares pode fazer você se sentir rico, mas isso não o levará muito longe na Europa, onde o euro governa o dia todo junto com algumas moedas locais como a libra britânica.

Era uma vez quando ir direto para um banco era a melhor maneira de trocar seus dólares por moeda local.

Trocar dinheiro por Euro enquanto viaja pela Europa

Hoje em dia, porém, isso está longe de ser sua única opção – e, de fato, geralmente não é o melhor lugar para comprar euros e moedas locais.

Melhor maneira de trocar dinheiro por euro enquanto viaja pela Europa

Quando você está viajando pela Europa, fazer saques de débito em um caixa eletrônico é, sem dúvida, a melhor forma de obter moeda local.

Leia também:

Eis que surge o poderoso ATM

Trocar seu dinheiro por moeda local em um ATM ocorre porque o caixa eletrônico fornece uma taxa de câmbio atualizada, sem as taxas de comissão ou a taxa de câmbio marcada que você receberia em qualquer outro trocador de dinheiro.

Além disso, se você estiver acompanhando o diário de evolução da cotação da moeda em sites ou aplicativos, é possível que em um momento adequado consiga um preço justo.

Dito isso, verifique também com seu banco quais as melhores taxas de câmbio e encargos aplicadas em cada uma das transações estrangeiras pelo uso de um caixa eletrônico fora da rede.

Se você viaja com frequência, pode abrir um cartão de débito específico para viagens com um banco que não cobra taxas de transação estrangeira, e que, possui acordos de compartilhamento de caixas eletrônicos na Europa ou que reembolsa taxas de caixas eletrônicos fora da rede à sua conta.

Dica: Se o seu cartão de débito não tiver um chip, você poderá ter problemas para usá-lo na Europa. Você poderá tentar usá-los ou gerenciar uma solução alternativa para muitas outras transações pessoais, mas os cartões sem chip podem não funcionar em alguns quiosques de compra e troca de moedas automatizados na Europa.

Cartões de crédito para comprar moeda na Europa

Cartões de crédito não são uma boa opção para usar em caixas eletrônicos na Europa, porque a transação será processada como adiantamento em dinheiro e, como resultado, sofrerá com taxas bem pesadas.

Mas, dependendo dos termos específicos do seu cartão de crédito, pode ser uma opção para fazer pequenas compras pessoais e individuais.

Assim como nos cartões de débito, verifique com a empresa do cartão de crédito as taxas de transação estrangeira e se também cobra uma taxa de conversão de moeda.

Além disso, lembre-se de que muitas pequenas empresas estabelecem limites mínimos para saques, uso e compras nos cartões – um limite de 10 euros é bastante comum – ou eles podem não aceitar cartões.

Verifique se o seu cartão está sendo cobrado em euros ou na moeda local em países que não são do euro, como a Suíça.

Se o seu cartão for cobrado em dólares americanos, você pagará uma taxa de conversão de moeda extra ao comerciante, além de tudo o mais.

Outras opções para troca de dinheiro na Europa

Se você tiver dólares em dinheiro no bolso que deseja trocar para a moeda local, poderá fazer a conversão em bancos, em muitos dos hotéis e em trocadores de dinheiro em terminais internacionais de chegada/partida (rodoviárias, ferroviárias, aeroportos e portos).

As taxas de câmbio podem variar bastante entre as instituições, e algumas também cobram uma taxa de comissão; compare as melhores tarifas do câmbio antes de efetuar a compra, se puder.

Como regra geral, quanto mais conveniente a transação, maiores serão as taxas que você pagará por ela.

Portanto, se você deseja ter dinheiro de emergência (dólar, euro, libra, yene etc., é melhor começar comprá-los enquanto planeja sua viagem para obter melhores e diferentes taxas de câmbio.

Considere sempre comprar dinheiro estrangeiro sempre com antecedência para evitar muitas flutuações e custos desnecessários com IOF ou diferenças de cotação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *